Estaria o Brasil fechando as pernas?

por Pitfall*

A imagem mostra o contrário, mas quem sabe não seja por que o mundo é quem estaria abrindo as pernas para o Brasil, com a última do governo, ou do ministro Guido Mantega, de tarifar os investimentos não diretos, vindos de investidores estrangeiros no país.

Todos sabem que a cobrança de 2% de IOF sobre capital externo, aplicado na bolsa de valores brasileira e em títulos de renda fixa, reflete o momento de nossa economia. Mas será que eles estão acostumados à isso? A consolidação em um dos setores mais importantes do país, traz junto o direito de tomar suas próprias decisões econômicas, sem depender da influência estrangeira, que pairava sobre o Brasil desde o seu descobrimento.

Será a nova, e verdadeira, independência nacional? Ainda não se sabe. Mas que estamos sendo vistos com outros olhos, isso estamos. Tanto, que já andam tentanto reabrir nossas pernas, com dois jatos à preço de um e apoio para conquistar uma vaga no Conselho de Segurança da ONU. Somos gratos por isso e novos amigos serão sempre bem-vindos.

Agora, quem será nosso representante à Dom Pedro do século 21?

Que tal Henrique Meirelles?

Dom Henrique Meirelles - Símbolo da independência financeira do Brasil, nos anos 2000

😉

* Pitfall é colunista e autor de crônicas de humor e sobre política

E o apagão cerebral, já passou? >>

Já dá para sonhar com a tributária? >>

Mais crônicas políticas >>

Página principal >>

4 comentários em “Estaria o Brasil fechando as pernas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *