Infotech – Conhecendo as partes de um computador

por Marcos Nonaka*

No artigo anterior falamos sobre como um computador se comporta na execução de um programa e citamos vários componentes de hardware envolvidos no processo. Agora explicaremos o que é e qual a função de cada um. Em nosso primeiro artigo mostramos as diferenças entre hardware e software.

Processador

Muitos definem o processador (CPU, unidade processadora ou núcleo) como a parte principal ou como o próprio computador, uma vez que todo o resto é feito em função dele. A CPU é considerada uma poderosa máquina de cálcular aperfeiçoada durante o tempo, por isso também encontramos esse componente em outros produtos, como celulares, televisores, nas próprias calculadoras e etc.

Protótipo de processador Intel de 48 núcleos (Créditos de imagem: Techconnect Magazine)

Sua função, como o próprio nome diz, é processar (através de cálculos e operações lógicas) as informações enviadas por outros componentes da máquina, assim como explicamos anteriormente em nossa coluna. Confira aqui.

Placa-mãe

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!O segundo componente em grau de importância pode ser a placa-mãe (motherboard ou mobo), que recebe esse nome por ser a placa principal do computador. É ela quem faz toda a integração de recursos, ou seja, interliga todo o hardware. No caso da montagem de uma máquina, ela é a segunda parte a ser definida. A primeira é o processador.

Placa-mãe ASUS P7P55D Deluxe, entre as melhores atualmente (Créditos de imagem: ASUSTek Computer)

Armazenamento

Outros itens cruciais são o disco rígido (hard disk ou HD), que armazena todos os dados e informações de sistema e de usuário, e as memórias RAM (random-access memory), que armazenam dados temporários (normalmente os dados gravados nessa memória se perdem quando a máquina é desligada). Relembrando mais uma vez, explicamos como esses componentes se comportam e também como se comunicam, quando estão em funcionamento, em nosso artigo anterior. Daí não entraremos em muitos detalhes para o texto não ficar extenso.

Storage Seagate de 1 TB, espécie de HD externo (Créditos de imagem: Seagate)

I/O e periféricos

Vale também falar um pouco sobre outros recursos, como os de entrada e saída (I/O). São eles, as placas gráficas ou de vídeo, que assim como os chipsets também se tratam de processadores, porém dedicados para imagens, os discos ópticos, como unidades de DVD, CD, disquete e Blue Ray, que permitem o transporte de dados armazenados, e as placas de rede e de internet, que como dizem os nomes conectam a máquina à outros computadores. Além destes, temos os periféricos, mouse, teclado, monitores, impressoras e scanners, que também atuam como dispositivos de entrada e saída.

Muito se pode falar sobre o hardware de um computador e este é um artigo introdutório. Procuraremos aprofundar aos poucos para que os novatos nesse mundo também possam acompanhar as matérias.

Lembrando que as dúvidas podem ser enviadas através de comentários no fim da postagem e os links para as matérias anteriores também estão logo abaixo.

* Marcos Nonaka é editor, redator e escreve para a coluna de tecnologia e informática

Hard and Soft, diferença entre wares >>

Meu computador – Compreendendo a execução de programas >>

Mais sobre tecnologia e informática >>

Página principal >>

2 comentários em “Infotech – Conhecendo as partes de um computador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *