Diga adeus aos softwares anti-vírus pesados

por Marcos Nonaka*

Microsoft Security EssentialsA Microsoft lançou há alguns meses atrás um software gratuito que promete proteção em tempo real contra vírus, spywares e malwares.

Denominado Security Essentials, teve divulgado recentemente a sua versão definitiva, que está certificada pelo ICSA Labs e West Coast Labs, que são autoridades competentes para avaliação de softwares da área de segurança computacional.

Dando continuidade ao Windows Defender, lançado em 2007, o programa também faz parte do Microsoft Malware Protection Center, que dispõe de laboratórios em vários pontos do globo terrestre.

Nós decidimos conferir a qualidade e o desempenho do Security Essentials e o instalamos no PC revitalizado, trabalho anterior que publicamos aqui em nosso site.

Apesar de não ter a intenção de competir com outros softwares anti-vírus existentes no mercado, para evitar conflitos em seu computador, é recomendado durante a instalação que se mantenha somente um programa com essa finalidade. Também é necessário possuir uma cópia original do sistema operacional Windows para usufruir dessa ferramenta, o que é uma vantagem dada aos clientes da empresa.

Veja um vídeo feito pela Microsoft sobre a instalação do Security Essentials.

A instalação, como demonstrada no vídeo, é realmente muito simples e rápida. O único esforço que realmente tivemos, foi remover o software anti-vírus já presente na máquina. Ao final, foi realizada uma verificação rápida nos arquivos atuais do computador. Fato que não impediu a utilização de qualquer outro recurso ao mesmo tempo.

Sobre a utilização, quem já teve contato anteriormente o Windows Defender não encontrará dificuldades com essa nova ferramenta. Aliás, ela é bastante parecida e até mais intuitiva que vários programas anti-vírus existentes.

Veja um vídeo sobre como fazer uma verificação em seu computador.

Além da facilidade de utilização, a plataforma de proteção criada pela Microsoft funciona muito bem em segundo plano. Sem demandar muitos recursos de memória, que ficam livres para outros programas em execução.

Já a proteção em tempo real é quase imperceptível. Uma vez que ela monitora as atividades de arquivos e programas no computador e verifica todos os anexos e arquivos baixados, emitindo alertas caso encontre alguma anomalia de funcionamento ou ameaças.

Veja como lidar com uma ameaça detectada.

O programa da Microsoft passou muito bem em nosso teste para o usuário final, pois realmente surpreende no quesito facilidade de uso. Proporciona proteção e também desmistifica o cuidado com as ameaças online, que a maioria dos usuários leigos no assunto desconhece. Esse anti-vírus até aquela sua avó moderninha saberá usar!

Veja os requisitos de sistema:

Sistema Operacional: Original – Windows XP (Service Pack 2, Service Pack 3); Windows Vista (Gold, Service Pack 1, Service Pack 2); Windows 7

  • Para Windows XP, um PC com CPU com velocidade de clock de 500 MHz ou superior e 256 MB de RAM ou superior.
  • Para Windows Vista e Windows 7, um PC com CPU com velocidade de clock de 1,0 GHz ou superior e 1 GB de RAM ou superior.
  • Vídeo VGA de 800 × 600 ou superior.
  • 140 MB de espaço em disco disponível.
  • É necessário possuir uma conexão com a Internet para instalar e baixar as definições de vírus e spyware mais recentes para o Microsoft Security Essentials.
  • Navegador da Internet:
    • Windows Internet Explorer 6.0 ou mais recente.
    • Mozilla Firefox 2.0 ou mais recente.
  • O Microsoft Security Essentials também oferece suporte ao Modo Windows XP no Windows 7. Para obter mais informações, consulte os requisitos do sistema para Modo Windows XP no Windows 7.

Requisitos para Modo Windows XP no Windows 7

Agora acesse o site do programa e baixe a ferramenta: Microsoft Security Essentials

Leia também nossa matéria sobre o SkyDrive, serviço de armazenamento virtual gratuito, acessando os links abaixo.

* Marcos Nonaka é editor, redator e escreve para a coluna de tecnologia e informática

SkyDrive – O céu não é o limite >>

Mais sobre tecnologia >>

Página principal >>

Um comentário em “Diga adeus aos softwares anti-vírus pesados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *