Grandes Corridas – Michael Schumacher e Barcelona, em 96

por Leandro Castro*

Na Fórmula 1 grandes pilotos se destacaram por apresentar bom número de vitórias e regularidade em corridas. É o caso de Senna e Schumacher, dois entre os maiores vencedores da categoria. Para vocês terem uma idéia de como esses camaradas eram pilotos “de outro mundo”, alguns de seus desempenhos mais memoráveis ocorreram em situações adversas de corrida, como chuvas. Foi assim com Senna em Estoril (1985) e em Donington (1993). Michael Schumacher também teve um capítulo de sua história marcado por bom desempenho nesse tipo de circunstância.

Schumacher 1996 EspanhaSchumacher deu um show no GP de Barcelona em 1996

O ano era 1996, o circuito era o da Catalunha, na Espanha. Chovia uma barbaridade no dia do Grande Prêmio e Schumacher largou em terceiro naquela ocasião. Um problema na largada fez com que ele caísse para o sexto lugar ao final da primeira volta.

Schumacher não se abateu, ultrapassou um por um de seus adversários e, para quem via a corrida, parecia que o alemão não tinha dificuldades em superá-los. Deixou Damon Hill, Gerhard Berger, Jean Alesi e Jacques Villeneuve para trás, assumindo a liderança da prova após 12 voltas completadas. Como se não bastasse, começou a girar até 5 segundos mais rápido que qualquer outro piloto, em cada volta que dava na pista.

Na metade da prova, a Ferrari de Schumacher começa a apresentar problemas. Com a palavra o piloto alemão:

(…)”Comecei a ter problemas elétricos,” (…) “Pareciam piorar e era como se o carro ficasse só com oito ou nove cilindros. Perdi cerca de 10 km/h na reta e, fora isso, sentia um frio insuportável dentro do cockpit.” (…)

Schumacher Espanha 1996Schumacher passou Alesi, que não tinha como segurar a posição

Se não se manifestasse, ninguém teria percebido. Schumacher chegou mais de 50 segundos à frente do segundo colocado, deslizando suavemente pela longa reta do circuito. Foi a sua primeira vitória pela Ferrari.

Espero que tenham gostado de minha coluna de hoje. Aqui contarei histórias da Fórmula 1, sempre com total exclusividade para o Virtua Box!

Abraços!

* Leandro Castro é colunista de automobilismo e escreve também para o formulatotal.wordpress.com

Mercedes e Flechas de Prata – Histórico no automobilismo >>

Conheça um dos pilotos mais talentosos da Fórmula 1 >>

Mais sobre automobilismo >>

Página principal >>

5 comentários em “Grandes Corridas – Michael Schumacher e Barcelona, em 96

  1. Olha!
    Faz tempo que vc postou.. mas Parabens!
    Estava a um tempo procurando essa corrida do senna…. de 1993… e não lembrava o nome.. hehehe

    Quando será que a formula 1 encontrará um novo gênio das pistas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *