Moedas raras são expostas em São Paulo

A cidade de São Paulo vai sediar, de 3 a 5 de dezembro, o 7º Congresso Latino-Americano de Numismática. O evento, com entrada gratuita ao público, vai expor moedas e cédulas raras e curiosas. Entre elas estão a primeira moeda do Brasil, cunhada em 1720, e uma peça feita em 1822, quando D. Pedro I foi proclamado imperador do país. Há exemplares mais antigos, que estão entre as primeiras moedas do mundo, como uma peça do século 4 A.C., com a efígie de Alexandre, O Grande, e uma moeda fabricada em Atenas no século 5 A.C.

Ainda estão no cardápio da exposição coleções de moedas cunhadas em homenagem a todas as Copas do mundo. As Ilhas Samoa, por exemplo, nunca participaram de uma Copa, mas emitiram uma moeda que homenageia Pelé.

O Congresso ainda vai expor moedas feitas em bambu (chinesas); em forma de cruz (da região de Katanga, no Congo, que tinha poder aquisitivo para comprar uma noiva); de porcelana (Índia); em forma de barco e quadradas.

Para Cláudio Angelini, presidente da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), entidade que promove o evento, as cédulas e moedas que estarão em exposição retratam muito mais do que apenas os meios utilizados por diversos povos para troca de mercadorias. “Com suas gravações e referências culturais, elas contam a própria história da humanidade”, disse.

O evento também promoverá palestras com especialistas e venda de peças raras para os associados da SNB.

Clique aqui para ver a programação completa.

Serviço

7º Congresso Latino-Americano de Numismática

De 3 a 5 de dezembro

Exposição das 10hs às 19hs

Hotel Pestana São Paulo – Rua Tutóia, 77

* Postagem retirada de Yahoo! Brasil Notícias

Mais variedades >>

Página principal >>

2 comentários em “Moedas raras são expostas em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *