Os melhores jogos de Atari de todos os tempos

Quem tem pelo menos 30 anos de idade hoje é bem provável que já tenha conhecido e jogado Atari alguma vez na vida. Esse, atualmente simbólico, videogame já foi a febre da molecada nos fins de semana de churrasco da família e atualmente, para o bem ou para o mal, se encontra guardado nas lembranças ou em coleções de aficionados por games, principalmente os antigos.

Em memória dos dias divertidos nas décadas de 80 e início de 90, elaborei uma lista dos melhores jogos de Atari de todos os tempos. Com base na minha opinião, é claro. Segue abaixo.

Keystone Kapers

Esse memorável jogo está com certeza entre os que mais joguei na vida. Lançado em 1983, “Polícia e Ladrão” ou “Pega Bandido”, como costumávamos chamar, fez a alegria das tardes entediantes de muitas crianças e adolescentes nas décadas de 80 e 90. Consistia em tentar capturar o bandido, que corria pelo cenário, e desviar dos obstáculos recolhendo também as recompensas pelo caminho.

River Raid

River Raid é outro jogo épico do console Atari. Lançado em 1982, deu origem a uma série de jogos no mesmo estilo. De uma aeronave que saia destruindo tudo pela frente. Era realmente um grande desafio percorrer todo o cenário, que era um rio, passando pelos postos de abastecimento de combustível e eliminando ou desviando dos obstáculos no caminho.

Enduro

Enduro, se não me engano, está entre os primeiros jogos eletrônicos de corrida. E os gráficos não eram nada agradáveis comparados com os 3D’s que vemos hoje no Play Station, nos computadores e até nos celulares. Mas abriu caminho para uma série outros jogos, como Top Gear de Super Nintendo. Foi lançado em 1983 pela Activision. Era um jogo bem legal pelas corridas noturnas, com neblina e também no gelo.

Pac Man

O lendário Pac Man é com certeza um dos mais conhecidos e jogados na história dos games. É muito provável que alguém tenha pelo menos experimentado ou visto outra pessoa jogando uma versão em algum momento da vida. O grande ícone do game é com certeza Pac, um círculo amarelo que se assemelhava com uma pizza faltando um pedaço e que abria e fechava a boca quando corria pelo cenário comendo os pontos.

Pitfall

Pitfall é um dos grandes clássicos inesquecíveis. Quem jogou ainda se lembra de ter de se pendurar num cipó para atravessar areias movediças ou lagos com crocodilos. Esse game é das origens do “play and go”, onde o personagem precisa percorrer o cenário indo da esquerda para a direita sem volta (estilo Mario Bros de Nintendo e Super Mario de Super Nintendo). Seu lançamento foi em 1982 e também foi produzido pela Activison.

Outros Jogos

single_3597157_featured_image

Todos os jogos citados acima foram produzidos pela Activision, que era a grande produtora de games na época. Abaixo apresento uma lista resumida de outros jogos, também da Activison, que foram marcantes no console Atari e que valem a pena ser conferidos. Porém, não farei um resumo ou uma introdução de cada um para o texto não ficar muito extenso e chato. São eles:

  • Donkey Kong
  • Seaquest
  • Adventure
  • Space Invaders
  • Frostbite
  • Freeway
  • Boxing

atari


Marcos Nonaka é profissional de finanças e, nas horas vagas, dedica seu tempo a alguns hobbies. Entre eles, fazer trades em bitcoins, ouvir música bem alto e sem fone de ouvido, pedalar na praia e escrever para este site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *